No dia 26 de julho de 2020 a composteira foi montada. Compramos do Enio Panzera, engenheiro sanitarista e ambiental, que tem uma ideia muito legal em relação à transformação do que seria LIXO em adubo 100% orgânico, reduzindo até 50% da geração de resíduos de milhares de residências por todo Brasil.
A ideia inicial foi que, com os alunos do 4º ano do Colégio Padre Eustáquio, estudamos sobre a decomposição e a sua importância (apesar de ser um processo nojento e fedorento), é muito importante e necessário. Toda matéria orgânica, volta ao solo em forma de nutrientes para que o ciclo da cadeia alimentar nunca tenha um fim.
Para ajudar na compostagem, colocamos minhocas que são animais decompositores, importantes para o solo, e se alimentam tanto de vegetais, quanto de restos de outros animais. Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas.
A ideia se encaixou com o projeto PEA/UNESCO em que a escola é associada, nesse ano de 2020, é o ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE, que é um conceito relativo à proteção das plantas.
Assim iniciamos esse processo para observamos durante um tempo e trabalharmos a associação da decomposição e saúde vegetal.
Contamos com vocês!




Muito legal esse projeto. Também montei uma composteira em minha casa.
ResponderExcluirSério que legal em
ExcluirLegal demais, vou montar na minha casa nesse exato minuto!
ResponderExcluirachei muito legal a ideia da fitossanidade!E gostei de como o processo vai acontecendo!!!!
ResponderExcluirVdd gente foi muito legal e tbm podemos fazer a compsteira e acompanhar a desenvolvimento dela na nossa casa🏠👏👍
ResponderExcluirVdd tchau
Excluir